Resumo do livro o que é semiótica
Fichamento:
Primeiros Passos para a Semiótica
“O nome Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo.Semiótica é a ciência dos signos”. “Não são signos do zodíaco, mas signo, linguagem. A Semiótica é a ciência geral de todas as linguagens”.
Nesse momento, nós nos damos conta desse primordial, enorme equívoco que, de saída, já ronda a Semiótica: a confusão entre língua e linguagem.
Uma definição ou um convite?
“Mas, afinal ,o que é Semiótica?”- indagou um aluno.
Uma ciência, um território do saber e do conhecimento ainda não sedimentado, indagações e investigações em progresso.
“Um progresso como tal não pode ser traduzido em única definição cabal, sob pena de se perder justo aquilo que nela vale a pena,isto é,o engajamento vivo,concreto e real no caminho da instigação e do conhecimento.Toda definição acabada é uma espécie de morte,porque, sendo fechada,mata justo a inquietação e curiosidade que nos impulsionam para as coisas que,vivas,palpitam e pulsam”.
Outra pergunta feita por um aluno- “Que importância pode ter isso para nós? Nós que temos que resolver um problema mais prioritário e urgente, o da miséria e da fome?”
Então, respondi acenando com uma pergunta: “Há duas espécies de fome: a da miséria do corpo, esta, mais fundamental e determinante, visto que interceptadora de quaisquer outras funções, necessidades e realizações humanas; mas há também a carência de conhecimento, este, outro tipo de fome. A Semiótica está rapidamente se desenvolvendo em todas as partes do mundo. Por que haveremos nós de cruzar os braços, ficando à espera dos restos de sopa científica que os outros poderão, porventura, nos deixar de sobra?”
Linguagens verbais e não-verbais
No século xx viu nascer e está testemunhando o crescimento de duas ciências da linguagem. Uma delas é a Linguística, ciência da linguagem verbal.A outra é a Semiótica, ciência de toda e qualquer linguagem. Nos comunicamos também através da leitura e/ou