Adeus professor
ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA?
EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS E NOVAS ATITUDES DOCENTES
José Carlos Libâneo
ACADÊMICAS: LAIS LANCI
MARIANE BAZÍLIO
PARANAVAÍ
2012
A profissão de professor está fora de moda? Alguns pais admitem que a melhor escola é a que ensina através dos computadores, pois a nossa sociedade hoje é funcional; será que haverá um tempo em que o professor não será mais necessário em sala de aula e acabará sendo substituído por maquinas tecnológicas? As escolas darão lugar aos Centros de informática por não existir mais lugar na sociedade para ela? Então qual a necessidade de formar professores com os salários baixíssimos e se a valorização da sociedade?
Estas perguntas nos confundem e os professores temem perder o emprego, outros temem lidar com os equipamentos modernos; para os órgãos oficiais a utilização das novas tecnologias é ótimas para formar e capacitar os docentes; mas esta inclusão tecnológica não traz apenas temores, alguns educando se animam com a noticia.
Uma questão de mídia, em nossa vida cotidiana é cada vez mais frequente pessoas sendo atingidas pelas novas tecnologias, pelos novos hábitos de consumo e indução de novas necessidade; como por exemplo a TV que tem um poder sobre as crianças e jovens que acabam influenciando na educação e nos valores.
No plano educacional, a educação deixa de ser um direito e passa a ser uma mercadoria aguçando um dualismo educacional: diferentes qualidades de educação para ricos e pobres. O novo paradigma é o avanço tecnológico, novo modelo de produção e desenvolvimento, e qualificação profissional que traz modificação nos processos de produção nos hábitos de consumo e trabalho.
Os intelectuais que desejam discutir a linguagem da possibilidade para alem da linguagem da critica, realmente enfrentam dilemas. É possível compatibilizar equidade e competitividade, cidadania e democracia