Energias a partir de biomassa
Biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica (vegetal, animal, microorganismos). A utilização da Biomassa é considerada estratégica para o futuro, pois é uma fonte renovável de energia.
Para produção de energia são utilizados:
Bagaço de cana-de-açúcar: | Fig. 1. Bagaço para geração de energia.
Foto: Patrícia Cândida Lopes. |
Fig. 1. Bagaço para geração de energia.
A produção de energia a partir da cana-de-açúcar é feita com uma tecnologia totalmente limpa, de fonte renovável, que contribui para a preservação ambiental, pode ser uma alternativa para produção de energia elétrica em épocas de menor pluviosidade, que coincide com a safra sucroalcooleira. Outra vantagem da utilização do bagaço para geração de energia é o baixo custo, já que o produto não depende de variações cambiais. Para as usinas, além de fonte adicional de receita, a co-geração (Figura 2) pode representar a oportunidade de renovação da planta industrial, com investimentos em novas máquinas e equipamentos mais modernos e eficientes. |
Fig. 2. Co-geração de energia elétrica. |
Fig. 2. Co-geração de energia elétrica
Entretanto, o sistema apresenta diversas dificuldades, como a demora para se conseguir financiamentos para os investimentos, incertezas quanto à real capacidade de absorção pelo mercado da energia gerada pelo setor canavieiro e quanto à suficiência do lucro para cobrir os custos operacionais e permitir a amortização dos investimentos.
Madeira:
A madeira é um recurso natural renovável, para geração de energia, podem-se usar a combustão da própria madeira ou dos resíduos da biomassa disponíveis na planta industrial, como cavaco de madeira, serragem, restos florestais, entre outros, os resíduos da indústria madeireira, ou madeira de reflorestamento. O carvão vegetal e a lenha.
A lenha é aproveitada de suas maneiras diferentes, a COMBUSTÃO, é o processo mais antigo para produção de calor domestico e