resumo Maria Helena Diniz de ied
A. Moderna teoria da linguagem
As línguas ou linguagens são conjuntos de símbolos ,cujo emprego é regido por regras adequadas.Nas indagações semióticas,(aquelas através de símbolos)a linguagem estudada chama-se linguagem-objeto e a linguagem no âmbito da qual se investiga a linguagem-objeto,intitula-se metalinguagem ,que encerra sinais de sinais ,constituindo uma linguagem de ordem superior á da linguagem-objeto.
Na semiose sempre se encontram relacionados ao sinal,objeto denotado pelo sinal e determinadas pessoas.Realmente os sinais envolvem três tipos de relações ,visto que se relacionam com outros sinais,com objetos e com pessoas.
Daí as três dimensões da semiótica :
a) Sintática ,que estuda os sinais relacionados a si mesmos ,prescindindo dos usuários e das designações .
b) Semântica ,que encara os objetos designados pelos sinais ,ou seja,a relação dos sinais com os objetos extralinguísticos .Trata dos sinais e dos objetos denotados.
c) Pragmática ,que estuda os símbolos ,suas significações e as pessoas ligadas á semiose.É a parte da semiótica que se ocupa das relações dos signos com os usuários ou interpretes . A semiótica e a metassemiotica estão intimamente ligadas ,por isso ao conjunto destas duas disciplinas designa-se teoria lógica de linguagem.
B. Semiótica e Ciência do direito
b.1. relações entre ciência jurídica e linguagem
A ciência jurídica encontra na linguagem sua possibilidade de existir porque;
a) Não poderia produzir seu objeto numa dimensão exterior á linguagem.
b) Onde não há rigor lingüístico não há ciência ,pois esta requer rigorosa linguagem cientifica .
c) Deve construir seu objeto sobre dados que são expressos pela própria linguagem,ou seja,a linguagem da ciência jurídica fala sobre algo que já é linguagem anteriormente a esta fala.
d) O elemento jurídico entra em questão como instrumento de interpretação ,pois,sendo a linguagem do legislador subjetiva e variável ,o jurista