O que é semiótica
SANTAELLA, Lucia. O Que Semiótica (Coleção Primeiros Passos). São Paulo: BRASILIENSE, 1983.
Lúcia Santaella é graduada em Letras Português e Inglês e doutorada em Teoria Literária pela Universidade Católica de São Paulo. É Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUCSP.
A autora escreveu O que é Semiótica (1983, 84 p.) para a Coleção Primeira Passos, da editora Brasiliense. Santaella, inicia o livro realizando investigas que nos fazem organizar pensamentos sobre o que seria Semiótica (semeion – signo) estimulando-nos a descobrir sobre essa recente ciência das humanidades que ainda encontra-se em sedimentação e possui suas indagações em progresso.
A estudiosa nos alerta sobre a importância de se distinguir Língua e Linguagem para a compreensão da Semiótica, pois confundimos os significados desses termos. Língua é o idioma que falamos e que utilizamos para escrita; Linguagem é tudo que gira em torno da comunicação, da transmissão de informações.
Devemos ainda realizar um paralelo entre as duas ciências da Linguística: a referida Semiótica e a ciência da linguagem verbal. Linguagem verbal é a linguagem de sons que transporta conceitos que se articulam através de sons que receberam uma tradução visual – linguagem escrita; a Semiótica, por sua vez, tem por objetivo investigar todas as linguagens possíveis, examinando os modos de constituição dos fenômenos (que apenas existem devido à comunicação) que produzem significado e sentido, buscando a ação de signo.
A autora menciona, em seguida, que a Semiótica abrange até o que chamamos de vida; pois o desenvolvimento do organismo é a junção de energia ( que possibilita os processos dinâmicos) e informação (que controla, reproduz, modifica e adapta o uso da energia).
Santaella, após expor genericamente sobre a