Estudo sobre a enzima pectinase: obtenção, purificação e aplicações
DEPARTAMENTO DE SAÚDE
CURSO CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
DISCIPLINA: ENZIMOLOGIA E TÉCNICAS DAS FERMENTAÇÕES
DOCENTE: SANDRA ASSIS
LARISSA RAMALHO
Estudo da enzima Pectinase
Feira de Santana
2012
Larissa Ramalho
Estudo da enzima Pectinase
Atividade apresentada ao Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana, Curso de Ciências Farmacêuticas, como forma de avaliação da I Unidade da disciplina Enzimologia e Técnicas das Fermentações, sob orientação da Profª. Sandra Assis.
Feira de Santana
2012
1. INTRODUÇÃO
Sabe-se que a manutenção da vida celular depende da ocorrência de uma série de reações químicas que devem atender às necessidades metabólicas e funcionais do organismo vivo. Para tanto, faz-se indispensável a presença de enzimas dirigindo tais reações, uma vez que estas desempenham um papel de relevância inestimável nos processos bioquímicos, catalisando reações específicas sem serem consumidas e promovendo uma redução da energia de ativação necessária para transformar substratos em produtos (TORALES, 2011). Assim, as enzimas possuem imensa importância na vida dos serem vivos, de modo que a ausência total ou a deficiência de uma ou mais enzimas pode gerar enfermidades e situações orgânicas anormais.
Por sua eficiência como catalisadores bioquímicos, as enzimas vêm se constituindo como ferramentas importantes não apenas na área Médica, mas também na Agricultura, nas Indústrias de Alimentos, Química, Farmacêutica, entre outras (LEHNINGER, 2006). Logo, a demanda pelas enzimas também aumenta o interesse em estudos que possam melhorar a estabilidade, atividade e especificidade das mesmas.
De acordo com o estudo “World Enzymes (Industry Study with Forecasts for 2013 & 2018)”, elaborado pela Freedonia Group Incorporated, a indústria mundial de enzimas obteve um faturamento total de US$ 5,1 bilhões em 2008, com estimativas de que este valor chegue aos US$ 7 bilhões em 2013