Estudo motivação red bull
Introdução à Gestão
Introdução à Marca
Formada durante os anos 80 por Dietrich Mateschitz; Lançamento em 1987; Líder de mercado; Patrocinadora de muitos desportistas em diversas áreas;
Red Bull, mais do que uma bebida
Estudo dos factores motivacionais na Red Bull
Teorias sobre a natureza humana;
– Teoria X e Y de McGregor
Teoria das necessidades;
– Teoria das necessidades de Maslow
Teoria da equidade.
Teoria X e Y de McGregor
Pressuposto X
– As pessoas encaram o trabalho apenas e só como um mal necessário; – Um meio para ganhar dinheiro; – O ser humano tem pouca ambição; é ingénuo e sem iniciativa.
Pressuposto Y
– Trabalho como fonte de satisfação; – É encarado de forma tão natural como o prazer e o descanso; – As pessoas podem aprender a aceitar e assumir responsabilidades e desafios.
Teoria X e Y aplicada à Red Bull
Consideramos que todos os seus trabalhadores se sentem motivados; Trabalham em conjunto para atingir objectivos; Organização bem sucedida que por si só motiva os trabalhadores.
Teoria das necessidades de Maslow
As necessidades agrupam-se segundo hierarquias; A necessidades de qualquer nível da hierarquia emergem como motivadores;
– Necessidades de níveis inferiores têm de estar razoavelmente satisfeitas.
Teoria das necessidades de Maslow aplicadas à Red Bull
Fisiológicos:
– Poucas discrepâncias em relação aos parâmetros fisiológicos; – A organização dispõe de horários flexiveis e proporciona trabalho repartido.
Segurança:
– Condições de trabalho sempre asseguradas; – Especial atenção à segurança no trabalho (nomeadamente em termos desportivos) – Sempre que se cumprem objectivos organizacionais a Red Bull brinda os seus colaboradores com algumas regalias salariais.
Teoria das necessidades de Maslow aplicadas à Red Bull
Sociais:
– Encorajamento de cooperação; – Interacção social.
Estima:
– Reconhecimento de feitos importantes; – Estimula factores como a responsabilidades