Historia da educação
Hoje nas pautas governamentais a política educacional tem um peso significativo.Chegando as instituições Escolares um forte traço de obrigatoriedade e efetivação. Sendo ela a transmissora de valores e políticas por parte da Escola, sendo considerada a (formadora da população). EDUCAÇÃO NO BRASIL
O texto tem como objetivo refletir sobre a história da Educação no Brasil. A Educação no Brasil implica necessariamente na estruturação de nosso modelo e ensino, porque desde os primeiros anos de nossa descoberta, sofremos a falta de estruturação e investimento no nosso modelo de ensino. No Brasil Colônia a educação só era permitida aos filhos mais velhos ou filhos homens, pois seriam os sucessores administradores dos pais.
O Brasil tinha como base da Educação a Metrópole, que se constituiu na autoridade, na tradição literária, no descaso com a ciência, com a atividade técnica e artística. Essa educação baseada e fundamentada na obra da catequese cedeu lugar à educação de elite. Com a saída dos jesuítas, entrou o Estado na Educação. O que não significou avanços, pelo contrário a proposta autoritária e dogmática permaneceu em todo o período Colonial e Imperial, tendo influências significativas no período Republicano.
Só no início do século XIX, com o desenvolvimento da mão de obra, a população vai a luta por escolas. Por volta de 1800, haviam-se afirmado no Brasil algumas escolas primárias, secundárias e seminários eminentemente de cunho eclesiástico e privado.
Com a presença do Príncipe D. João VI surge o ensino superior. Várias reformas foram planejadas a