Estudo dirigido
FSSO- Faculdade de Serviço Social
Fagner Francisco Melo Borges
Estudo Dirigido
Estudo dirigido
Fundamentos Histórico-teórico-Metodológico do Serviço Social I
Professor(a):Telma Cristiane Sasso de Lima
1) Para que serviam as instituições disciplinares?
Como o próprio nome já diz eram instituições disciplinadoras, serviam para fiscalizar a classe laboriosa para poder fazer caridade para cada tipo de pobre que existia, estavam ligadas ao tripé intimidação, repressão e punição (works houses).
2) Aponte as características do utilitarismo e como influenciou as praticas filantrópicas.
Podemos ver a característica que o utilitarismo traz, faz que visa o bem estar das duas partes afetadas da sociedade, mas e claro que nessas praticas visam apenas ajudar a classe laboriosa para conte-la submissa a classe burguesa. 3) Aponte os aspectos que diferenciam Política filantrópica de Assistência caridosa.
A caridade é motivada pelo sentimento de compaixão, de amor ao próximo ou a uma causa. Pode partir de uma individualidade isolada ou de um grupo mais numeroso.
A Filantropia, por sua vez, é uma espécie de beneficência ("amor a humanidade") que é planejada socialmente e que guarda algum interesse anterior. 4) Como e onde os filantropos agiam e para que serviam os informes dos visitados?
O melhor modo para controlar a assistência seria a visita domiciliar: entrar na casa do pobre, ver como ele mora, o que come com quem mora etc. Acreditavam que deste modo poderiam pesquisar as verdadeiras necessidades, desmascarando falsos indigentes, evitando a cumplicidade com os enganos. No texto a autora nos diz que os informes dos visitadores farão parte de uma rede ampliada que contará com a solidariedade dos aparelhos administrativos estatais, da própria policia e da justiça que agora pode punir claramente estes desvios, seja intervindo nas famílias, seja tirando ou restituindo seus filhos. As novas regras ampliarão e