Estudo Dirigido Yolanda Guerra
CURSO SERVIÇO SOCIAL- NOITE
DISCIPLINA: FUNAMENTOS IV
Professora: Darliane Holanda Costa
ESTUDO DIRIGIDO
Tendo como base o texto Yolanda Guerra “O DEBATE CONTEMPORANEO DA QUESTÃO SOCIAL”
Responda:
1. Considerando que a questão social se expressa sobre diversas formas, ou seja, em suas múltiplas manifestações, como os Assistentes Sociais poderão realizar o seu enfrentamento na sociedade contemporânea?
R. Neste sentido, vemos que a profissão tem nos seus fundamentos históricos as formas de enfrentar a “questão social”. E a busca dos fundamentos permite investir na desnaturalização das novas e antigas expressões da “questão social” e na compreensão do tipo de relação social determinante na nossa sociedade. É neste âmbito que, nosso entendimento, para além da compreensão da sua gênese, há que se identificar tanto as alterações nas bases históricas que mediatizam a “questão social” na contemporaneidade, alterando a sua aparência sem atingir os fundamentos da ordem burguesa, quanto as expressões decorrentes de tais transformações.
2. Segundo Castel o fenômeno do pauperismo que se expressou no século XIV não poderia ser entendido como expressão da questão social. Como você explica esse entendimento do autor?
R. Porque se tratava de indigentes válidos, vulgarmente conhecidos como “vagabundos”, que por serem considerados aptos ao trabalho não poderiam ter direito à assistência já que neste momento histórico, as causas da pobreza ainda se expressavam como consequência da escassez de recursos determinada pelo baixo nível de desenvolvimento das forças produtivas.
3. Segundo Castel como se expressa a chamada “nova questão social”?
R. Em três novas expressões: a primeira seria a desestabilização dos trabalhadores estáveis, a segunda é a instalação na precariedade, ou seja, o que deveria ser transitório tornou-se permanente, de modo que opera-se um retorno às condições de precariedade próprias do século XIX, as quais haviam sido superadas pela sociedade