Introduc a o a filosofia
Prof. Ermano Rodrigues do nascimentos
Turma: MD1
Aluna Isabela Duarte Alves
20/03/2015
O que é filosofia?
A palavra filosofia tem origem grega e significa "amor à sabedoria", ela estuda os problemas fundamentais sobre a existência, o conhecimento, a verdade e os valores. O filosofo busca o conhecimento em si mesmo, é movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade. A filosofia é intrínseca a condição humana , é uma atitude natural do homem como próprio ser. Tem seu foco nas questões da existência humana, mas tem como base a razão, ou seja, é a analise racional da existência humana.
Por que existo?
Partindo da conclusão de Descartes "penso, logo existo", ou seja, não é a certeza de carne e osso, mas sim da existência da consciência, afinal, penso e logo tenho consciência. Existo porque tenho consciência, posso duvidar, entender, ter ideias, tomar decisões e etc.
Como posso saber algo?
Antes de Sócrates, sabedoria tinha vários sentidos como: saber politico, saber falar, saber convencer e etc. Mas depois dele, com o método da maiêutica, Sócrates definiu que o saber deve ser atingido pelo próprio individuo, não pode ser ensinado, ou seja, só o individuo pode chegar ao saber de si mesmo e dos valores que vai adotar. O primeiro saber que devemos ter é o de não saber. Deveríamos olhar para nós mesmos, nos conhecer, para chegar ao saber. Desde criança há o desejo de saber com os “porquês”, ou seja, o desejo de saber é inato.
O que devo fazer enquanto ser, enquanto pessoa, enquanto humano?
Desde criança já existe a vontade do saber, então deve-se buscar o conhecimento com base na razão, nas experiências e nos sentidos, para assim plenamente existir com suas duvidas e anseios, ou seja, sua consciência e pensamento. Porem, sem esquecer do pressuposto de Sócrates: ”só sei que nada sei”. Devemos nos conhecer, fazer nosso juízo de valores, para ir a busca do saber e assim ter a possibilidade de chegar ao saber concreto.