CONC VERBAL Sujeito Composto MODIFICADO
Portugues instrumental I – PROF. Alvaro Negromonte
Isabela Duarte Alves – MD1
CONCORDÂNCIA VERBAL
II. Casos particulares
Sujeito composto
1) Se posposto ao verbo, a concordância poderá ser feita no plural ou o verbo poderá concordar com o núcleo mais próximo.
Ex.: Dividiram o suco a mãe, os seus filhos e os amigos de seus filhos.
Dividiu o suco a mãe, os seus filhos e os amigos de seus filhos.
2) Se anteposto este ficará no plural.
Ex.: O trator e o caminhão saíram da estrada
2.1 - formado por pessoas gramaticais diferentes o verbo deverá ir para o plural, e deverá ser colocado na pessoa que tiver prioridade: a primeira sobre a segunda e a terceira; a segunda sobre a Terceira.
Ex: Eu, tu e Maria somos amigas.
2.2 – formado por palavras sinônimas, o verbo poderá aparecer tanto no plural, como no singular. Ex.: Alegria e felicidade marca / marcam seu comportamento.
2.3 – sendo núcleos verbos no infinitivo, o verbo fica no singular.
Ex.: Fumar e beber não traz benefícios ao organismo. Obs.: Se os infinitivos exprimirem ideias opostas, o verbo deverá concordar no plural. Ex.; Subir e descer escadas são ações que todos deveríamos praticar mais.
2.4 – de núcleos ligados por NEM, o verbo geralmente vai para o plural. Ex.: Nem o professor nem o aluno acertaram a resposta.
2.5 – de componentes ligados por OU, o verbo concordará com o mais próximo se houver ideia de exclusão, identidade ou retificação. Ex.: O ladrão ou os ladrões não deixaram nenhum vestígio. Obs.: Se a ação for atribuída aos componentes do sujeito, o verbo irá para o plural. Ex.: Drummond ou Bandeira representam a essência da poesia brasileira
2.5 – formado pela expressão UM ou OUTRO, o verbo concordará no no singular. Ex.: Sempre tem um ou outro que vai dando lugar.
2.7 – constituído pela expressão UM e OUTRO, NEM UM, NEM OUTRO, poderá o verbo concordar indiferentemente no singular ou no plural., Ex.;