S.social
1) Conceitue e estabeleça as diferenças entre instrumental (Balbina) e instrumentalidade (Guerra).
Segundo Balbina, instrumental é o conjunto de meios empregados para alcançar um objetivo. O serviço social emprega um instrumental que não lhe é específico, mas que também é utilizado por outras profissões. No Serviço Social ele tem um objetivo determinado e é dividido em: instrumentos psicológicos (são o uso profissional do “eu” e do relacionamento); instrumentos técnicos (que são divididos em: técnicos de constatação, explicação e compreensão, e técnicas de intervenção); instrumentos situacionais (situação face-a-face ou entrevista e grupais ou reuniões) e instrumentos administrativos (documentação e providências diversas que fazem parte do estudo da Administração do Serviço Social).
Para Yolanda Guerra, a instrumentalidade no exercício profissional do assistente social refere-se a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio-histórico, no confronto entre as condições objetivas e subjetivas do exercício profissional. Ela possibilita que os profissionais objetivem sua intencionalidade em respostas profissionais, provocando alterações no cotidiano dos segmentos que o procuram. Ao modificarem as condições, os meios e os instrumentos existentes, e os converterem em condições, meios e instrumentos para o alcance dos objetivos profissionais, os assistentes sociais estão dando instrumentalidade às suas ações.
2) Quanto aos chamados Instrumentos Psicológicos apontados por Balbina descreva e faça comentários sobre o “uso do eu profissional”.
Segundo Balbina Ottoni, o “eu” é uma noção freudiana, e se refere àquilo que representa nossa individualidade; o fato de que somos uma pessoa determinada e distinta das demais pessoas. É o conjunto de atitudes, comportamentos, valores e ideias que permitem uma adaptação ao mundo exterior. O “eu