Tipos de Banco de Dados
De
MDBD
Joao Victor
Vitor Carlos
Prof° Jefferson Moreira
Bauru
19/04/2015
Dbase
O dBASE foi o primeiro SGBD largamente utilizado industrialmente, pelo Apple II, Apple Macintosh e PC’s IBM para DOS, onde se tornou um dos softwares mais vendidos durante alguns anos.
O formato de arquivo do dBase, o DBF, é muito usado por diversos aplicativos que precisam somente de um formato para armazenar seus dados estruturadamente.
Para manipulação de dados, dBase oferecia comandos e funções procedurais sofisticados para abrir e pesquisar arquivos (p.ex: USE, SKIP, GO TOP, GO BOTTOM, e GO recno), manipular o valor de campos (REPLACE e STORE), e manipular strings (p.ex.: STR() e SUBSTR()), números e datas. Sua capacidade de abrir e manipular simultaneamente diversos arquivos contendo dados relacionados levou a Ashton-Tate a rotular o dBase como uma “base de dados relacional”, muito embora o produto não atendesse os critérios definidos pelo modelo relacional do Dr. Edgar F. Codd.
Basicamente Dbase seria um programa aplicativo de gerenciamento de banco de dados para microcomputador tendo uma linguagem de programação de banco de dados.
Criando um banco de dados
int dbase_create (string filename, array fields)
A função dbase_create() cria um bando de dados do dbase a partir de um vetor que possui a estrutura do banco, e seu nome é especificado por filename. A função retorna um identificador de arquivo dbase, ou seja, um dbase_identifier em caso de sucesso, ou FALSE caso falhar.
Exemplo:
<?php
dbase_create('clientes.dbf', $estruct);
? >
Será criado um banco de dados chamado clientes.dbf baseado na estrutura definida por $estruct.
Antes de usar a função dbase_create você deve definir a estrutura do banco.Essa estrutura é um vetor contendo sub-vetores, onde cada sub-vetor contém a definição dos atributos de um campo do banco de dados.
Exemplo:
<?php
$estruct = array("idade", "N", 3, 0);
?>
A primeira posição do vetor especifica o nome do campo, a segunda