administração
Curso de Serviço Social
Disciplina: Estágio supervisionado I
Prof.ª Liliane Souza Lima
Aluno: Ana Lucia Alves de Brito R.A:3319513477
ESTUDO DIRIGIDO
1. Qual o objetivo do texto?
O objetivo do texto é o de refletir sobre a instrumentalidade no exercício profissional do Assistente Social como uma propriedade ou um determinado modo de ser que a profissão adquire no interior das relações sociais, no confronto entre as condições objetivas e subjetivas do exercício profissional.
2. Segundo o texto, o que é instrumentalidade?
A uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio-histórico.
3. “ e por meio da instrumentalidade que os assistentes sócias se modificam, transformam e alteram as condições objetivas e subjetivas e as relações interpessoais existentes numa determinada realidade social”. O que são condições objetivas e subjetivas?
Condições objetivas: são aquelas relativas á produção material da sociedade, são condições postas na realidade material. Por exemplo: a divisão do trabalho, a propriedade dos meios de produção, a conjuntura, os objetos e os campos de intervenção, os espaços sócio-ocupacionais, as relações e condições materiais de trabalho.
Condições subjetivas: são as relativas aos sujeitos, às suas escolhas, ao grau de qualificação e competências, ao seu preparo técnico e teórico-metodológico, aos referenciais teóricos, metodológicos, éticos e políticos utilizados, dentre outras.
4. Por que a instrumentalidade é condição de reconhecimento social da profissão?
Por que esta é a ferramenta apreendida pelo Assistente Social e é através da instrumentalidade que os Assistente sociais modificam, transformam, alteram as condições objetivas e subjetivas e as relações interpessoais. É a condição necessária de todo trabalho social
5. Explique postura teleológica:
Converter os objetos naturais em coisas úteis, torná-los instrumentos. È a