FACULDADE VALE DO SALGADO 2 ELIZA
CURSO : SERVIÇO SOCIAL-VII SEMESTRE
ALUNO(A): JOSEFA ELIZA GONÇALVES DE MATOS]
INSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL
PROFESSOR(A): SUEYWANNI RIBEIRO ROCHA
Estudo dirigido
ICÓ-CE
2015
Estudo dirigido
Texto 01: A instrumentalidade no trabalho do AAS ( Artigo Yolanda Guerra)
TEXTO 02:Dissertação de mestrado – instrumentalidade do SS: dimensão téoricos –metodologico, etico-politico,técnico-operativo e exercicio profissioanl ( COSTA. Francilene Soares de mederios .)
1). Conceitue instrumentais, instrumetalidade, condições objetivase subjetivas, e em seguinda mensure qual a importancia da instrumentalidade no exercicio profissionalfrente ao cotidiano.
Instrumetais e um conjunto de instrumento e tecnicas. A instrumentalidade é uma propriedade ou capacidade que a profissão vai adquirindo na medida em que concretiza objetivos. Ela possibilita que os profissionais objetivem sua intencionalidade em respostas profissionais. É por meio desta capacidade, adquirida no exercício profissional, que os assistentes sociais modificam, transformam, alteram as condições objetivas e subjetivas e as relações interpessoais e sociais existentes num determinado nível da realidade social: no nível do cotidiano.Na medida em que os profissionais utilizam, criam, adequam às condições existentes, transformando-as em meios/instrumentos para a objetivação das intencionalidades, suas ações são portadoras de instrumentalidade. Deste modo, a instrumentalidade é tanto condição necessária de todo trabalho social quanto categoria constitutiva, um modo de ser, de todo trabalho. Condições objetivas são condições postas na realidades materias diversas de trabalho á propriedade dos meios de produção, relação e condições materias de trabalho. Condições subjetivas são condições em relação aos sujeitos as escolhas, competencias, preparo tecnico teorico e ,metodologico.