Estudo Dirigido Estagio I Serviço Social
Texto: A instrumentalidade no trabalho do Assistente Social – Yolanda Guerra
Estudo Dirigido
1. Qual o objetivo do texto?
R= O objetivo do texto é o de refletir sobre a instrumentalidade no exercício profissional do assistente social como uma propriedade ou um determinado modo de ser, que a profissão adquire no interior das relações sociais, no confronto entre as condições objetivas e subjetivas do exercício profissional.
2. Segundo a autora, o que é instrumentalidade?
R= A instrumentalidade é uma propriedade sócio histórica da profissão ou capacidade que a profissão vai adquirindo na medida em que a profissão vai adquirindo na medida em que concretiza objetivos, por possibilitar o atendimento das demandas e o alcance de objetivos (profissionais e sociais). Ela possibilita que os profissionais objetivem sua intencionalidade em respostas profissionais; constitui-se numa condição concreta de reconhecimento social da profissão.
3. “É por meio da instrumentalidade que os assistentes sociais modificam, transformam e alteram as condições objetivas e subjetivas e as relações interpessoais existentes numa determinada realidade social”. O que são condições objetivas e subjetivas?
R= Condições objetivas são aquelas relativas á produção material da sociedade, são condições postas na realidade material. Por exemplo: a divisão do trabalho, a propriedade dos meios de produção, a conjuntura, os objetivos e os campos de intervenção, os espaços sócio ocupacionais, as relações e condições materiais de trabalho. Condições subjetivas são as relativas aos sujeitos as suas escolhas , ao grau de qualificação e competência, ao se preparo técnico e teórico – metodológico, éticos e políticos utilizados, dentre outras.
4. Porque instrumentalidade é condição de reconhecimento social da profissão ?
R= Todo trabalho social ( e seus ramos de especialização por ex: o serviço social) possui instrumentalidade, a qual é