estudo dirigido psicologia da familia
Texto 9 – O amor Romântico.
1. Conceitue amor apaixonado e amor romântico. o amor apaixonado é a expressão de uma conexão genérica entre o amor e a ligação sexual, é marcado por uma urgência que o coloca a parte das rotinas da vida cotidiana, com a qual ele tende a se conflitar. o amor apaixonado tem uma qualidade de encantamento que pode ser religiosa em seu fervor. O amor romântico rompe com a sexualidade(embora também o abarque); a virtude começa a assumir um novo sentido para ambos os sexos, não mais significando apenas a inocência, mas qualidades de caráter que distinguem a outra pessoa como “especial”.
2. Discorra sobre o surgimento do amor romântico e a relação com a fundação da família moderna . o surgimento do amor tem varias influencias; a criação do lar, a modificação das relações entre pais e filhos e a chamada “invenção da maternidade. Existia uma clara divisão de tarefas, a promoção do amor tornou-se predominantemente tarefa das mulheres. As idéias sobre o amor romântico estavam claramente associadas a subordinação da mulher ao lar e ao seu relativo isolamento do mundo exterior.
3. Discorra sobre a relação do amor romântico com casamento e maternidade. o amor romântico tratava-se de um amor de companheiros, ligados a responsabilidade mutua de maridos e esposas pelo cuidado da família ou da propriedade. Existia a associação do amor com o casamento e com a maternidade; e pela idéia de que o amor verdadeiro, uma vez encontrado, é para sempre isso na mesma época em que o casamento para a maioria da população era para sempre.mas a fusão do amor romântico e da maternidade permitiu as mulheres o desenvolvimento de amizades entre elas mesmas em tom de igualdade pessoal e social.
4. Discuta a ideia de que cabe a mulher a promoção do amor romântico. o amor romântico era extremamente feminilizado, para os homens o amor romântico(respeitável) pertencia ao ambiente domestico e o amour passion era o amor sentido pela prostituta ou