psicologia
Direito e Psicologia
Estudo Dirigido
Questões:
De acordo com o texto “A Psicologia em Interface com o Direito”, trace uma justificativa que fundamente os principais pontos de interdisciplinaridade, entre o Direito e a Psicologia.R- O trabalho interdisciplinar leva ao enriquecimento de cada disciplina/profissão/área de saber pela incorporação de resultados de uma especialidade por outras, da partilha de métodos e técnicas à ampliação da consciência crítica.
De acordo com as principais funções e atribuições do Psicólogo Jurídico, destaque os aspectos da Vitimologia e da mediação para fundamentar a importância dessa relação Psicologia e Direito.
R- Vitimologia: pesquisar e contribuir para a melhoria da situação da vítima e para sua interação com o sistema legal.
Vitimologia: atenção às vítimas de crimes (atenção, tratamento, estudos que visem medidas de prevenção à violência) vitimização e etc.
Mediação: propiciar soluções negociadas aos conflitos jurídicos através de uma intervenção mediadora.
Destacar a importância da interdisciplinaridade para o exercício da pratica jurídica e outras ciências ao mesmo tempo.
R- A interdisciplinaridade inicia-se como uma necessidade prática de união dos conhecimentos, mas constitui um dos efeitos ideológicos mais es- senciais sobre o atual desenvolvimento das ciências, justamente por apresentar-se como o alicerce de uma articulação teórica. Fundamentar as principais contribuições da Psicologia para o Direito de família e o Direito Penal.
R- No direito de família torna-se imprescindível à atuação do psicólogo. As questões familiares são mais amplas e complexas. Não se limitam à letra fria e objetiva da lei, esta nem sempre é suficiente para dirimir as questões familiares levadas ao judiciário. A psicologia, como ciência do comportamento humano, vem, através de seu aparato, buscar compreender elementos e aspectos emocionais de cada indivíduo e da dinâmica familiar, e assim, encontrar uma saída que