Estudo de Generos jornais Regionais
1. INTRODUÇÃO
O jornalismo regional se apresenta como uma área inexplorada, mesmo com os recentes estudos elaborados por graduandos de comunicação.
A mídia impressa continua sendo a principal fonte de informação local e regional na Nova
Alta Paulista no início desta década
O presente estudo considera-se importante por ser pioneiro no que se refere ao objeto de estudo, pois desde sua fundação, há 23 anos não ocorreu nenhum estudo específico voltado ao conteúdo do periódico.
No capítulo dois são apresentadas as metodologias utilizadas para a elaboração da pesquisa bem como a estruturação das metodologias aplicadas e critérios para a avaliação do público em potencial.
No capítulo três é abordada a História da Mídia impressa em Flórida Paulista com a finalidade de apresentar um relato superficial sobre a primeira publicação local o jornal A CIDADE que durante as primeiras décadas de fundação do município foi à única fonte de informação local.
Este capítulo, também visa revelar como foi o foco das publicações iniciais desde o surgimento como a caracterização e consolidação de mercado do objeto de estudo abordado o jornal Folha Regional.
No período de elaboração do trabalho buscou-se entrevistar o jornalista responsável Urter
Massarotti Junior, mas devido a compromissos do mesmo e fatores relevantes, foi possível apenas a elaboração de um questionário, a entrevista e as respostas foram envidas por meio de e-mail. O capítulo quatro mapeia as características gráficas do jornal para a elaboração do mesmo se fez necessária à elaboração de entrevista exploratória com o diagramador do jornal e repórter
Rafael Massarotti Servi, ocorrida no dia 3 de setembro de 2012, na sede da redação do jornal.
Com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e as informações referentes à área de circulação do jornal avaliou-se o público em potencial do jornal, bem
2
como, um breve histórico das cidades onde o jornal