Portifólio de Letras Português
UTA - LEITURA
PORTFÓLIO DA UTA - LEITURA
Relatório de Portfólio da UTA Leitura apresentado ao curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas do
2013
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
1. INTRODUÇÃO 4
2. RESENHA CAPÍTULO 4 – Gêneros jornalísticos: a notícia 5
2.1 ATIVIDADE APLICADA: Prática proposta Capítulo 4 8
3. CONCLUSÃO 10
4. BIBLIOGRAFIA 11
1. INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir tem como assunto principal um gênero textual específico: o jornalístico, enfocando os aspectos sociais da atividade jornalística, vínculo com outras esferas da atividade humana e seu papel na construção de informação e opinião pública.
O jornalismo está diretamente relacionado à sociologia do conhecimento. A participação da atividade jornalística na realidade social ocorre desde a determinação do que é notícia até sua ressignificação pelo receptor. Baseada nos fatos decorrentes das ações no meio social, econômico, político e cultural, a notícia exige e depende desta participação.
A vinculação da atividade jornalística com a realidade da vida cotidiana é recíproca. Ou seja, ao mesmo tempo em que protagoniza diversos acontecimentos no mundo real, o sujeito também é o receptor e ressignifica estes fatos produzidos pelos veículos de comunicação, o que possibilita a caracterização da notícia como uma construção social.
O caráter de construção social da notícia é, assim, justificado pela vigência das circunstâncias objetivas e, sobretudo, das influências subjetivas do cotidiano de diversos membros da sociedade no processo de produção das informações. Além de estarem evidentes nesse processo, por coexistirem na realidade social do jornalista responsável por tal produção, os aspectos objetivos e os aspectos subjetivos de um dado contexto constituem os fatos transformados em notícia e,