jogos na educação infantil
Quando abordamos assuntos relacionados a Educação Infantil, sabemos que se trata da faixa etária de zero a cinco anos de idade, essa faixa etária compreende a primeira etapa da educação básica.
Por meio das brincadeiras as crianças desenvolvem saberes, resolvem conflitos, experimentam sensações, lidam com diferentes sentimentos e aprendem a conviver e a cooperar com um grupo, sendo que a mesma linguagem natural da própria criança. Na construção dos conhecimentos é importante que a criança se faça presente na escola desde a Educação Infantil para que o aluno possa desencadear todo o processo de aprendizagem, comunicando e se expressando por meio de atividades lúdicas.
A aceitação e a utilização de jogos e brincadeiras como uma estratégia no processo de ensinar e do aprender têm ganhado força entre os educadores e pesquisadores, por considerarem, em sua grande maioria uma forma de trabalho pedagógico que estimula o raciocínio e favorece a vivencia de conteúdos e a relação com situações do cotidiano.
Por meio de jogos e brincadeiras as crianças passam a compreender e a utilizar convenções e regras que serão empregadas no processo de ensino e aprendizagem, sendo que essa compreensão favorece sua integração num mundo social bastante complexo e proporciona as primeiras aproximações com futuras teorizações.
Para Vygostsky, a criança realiza aquilo que gosta, mas aprende a se submeter a regras, que fazem com que ela renuncie uma ação impulsiva. Esse exercício favorece a desenvolvimento do controle emocional do respeito ao outro, da vida social (apud. MOREIRA E ANDRADE,2008, p. 69)
Segundo Piaget, os jogos coletivos são paradigmáticos para a moralidade humana. Representa atividades inter-individual necessariamente regulada por certas normas que, embora geralmente herdada das