Jogos na educação infantil
A atividade com o jogo do boliche desenvolvida com crianças de quatro anos, do infantil III da Educação Infantil, mostra a descoberta de novos caminhos de aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo principal compreender o processo de ensino-aprendizagem, desenvolvido com atividades lúdicas voltadas para o interesse da criança. Onde despertem diversão e prazer, bem como contribuem para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.
Com essa experiência veio clarear o entendimento, de que os jogos resultam em aprendizagem significativa para as crianças.
A atividade foi realizada na Escola E.M.E.I. Frei Giorgio Callegari, que se localiza na rua cinco, S/nº Vila Peruíbe- Peruíbe-SP.
No dia vinte de setembro de dois mil e onze, se deu início ao estágio supervisionado referente à Educação Infantil nesta escola acima identificada em uma turma do Infantil III com alunos na faixa etária de quatro anos, ministrada pela professora Ana Paula, onde são matriculados nove meninos e sete meninas.
No decorrer desse período surgiu a necessidade de elaborar um relatório de práticas do ensino de matemática, com um plano de aula e sua aplicação, orientado pela professora Agmar e professora Cléia, com fundamentação nos autores estudados Constanci Kamii, Nelson C. Marcelino e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
Resolvi desenvolver uma atividade com o jogo do boliche, por perceber que ele possibilita a aplicação de conteúdos matemáticos. Com o objetivo de estimular a contagem e o registro de quantidades mesmo que não seja de maneira convencional, possibilitando também desenvolver noções espaciais.
No dia 05 de setembro de dois mil e onze, coloquei em prática a atividade em sala, junto com a professora. Neste dia estavam freqüentes oito alunos.
Como as crianças já me conheciam a interação foi tranqüila, tanto para eles como para mim.
1) Iniciamos com a roda da conversa, onde a professora explicou a atividade que íamos reger juntas.