O jogo na Educação Infantil
VIVIANE LINO RODRIGUES
O Jogo Na Educação Infantil
BELA VISTA, MS
2015
VIVIANE LINO RODRIGUES
O Jogo Na Educação Infantil
Atividade 03, apresentado à disciplina de Seminário Temático, para fins de avaliação parcial, sob a orientação da prof (a): Carina Elisabeth Maciel no curso de Pedagogia, modalidade à distância, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
BELA VISTA, MS
2015
SUMÁRIO
1 ATIVIDADE A
3
REFERÊNCIA
8
1. ATIVIDADE A:
Título: O jogo na educação infantil
Introdução:
Este estudo apresenta uma reflexão sobre a importância dos jogos para o desenvolvimento integral das crianças de 4 e 5 anos da educação infantil, das escolas da rede Municipal de ensino da cidade de Bela Vista – MS (área urbana), no ano de 2015.
As escolas municipais selecionadas são: Clotilde Gonçalves de Castro Pinto, São Geraldo, Pedro Ajala, Perpetuo Socorro, Jarbas Passarinho e Sonete Leite Lino, da cidade de Bela Vista – MS (área urbana).
Kishimoto (1999 apud ROJAS 2009, p. 68):
[...] observa a importância do jogo na educação infantil. Em suas pesquisas, procura discutir o significado atual do jogo na educação, sua função lúdica e pedagógica. Faz uma abordagem histórica, dá a construção do termo jogo educativo, demonstrando seus benefícios aplicações nos brinquedos e nas brincadeiras, desde a Roma e a Grécia antigas.
O jogo infantil é um tipo livre, espontâneo no qual a criança brinca pelo prazer de fazê-lo.
Rojas (2009, p. 269) afirma que:
O jogo é considerado uma grande família com semelhanças e diferenças, dependendo do significado que se quer atribuir dentro do contexto em que são utilizados. Contudo o jogo apresenta características comuns, que permitem identificar e compreender a sua natureza. Existem alguns pontos comuns como elementos que interligam a grande família dos jogos.
O jogo infantil não pode ser considerado apenas uma brincadeira