Ciencias Contabeis
NA ABORDAGEM SÓCIO-RETÓRICA DE SWALES
INTRODUÇÃO
A pesquisa proposta na presente dissertação tem como objeto o gênero chamada de capa, que circula no jornal. Insere-se, portanto, no campo da análise de gêneros textuais.
Para a análise do gênero, será adotada a abordagem sócio-retórica de Swales (1990). Essa proposta é concebida para aplicações em análises de gêneros textuais, especial-mente em contextos acadêmicos e profissionais (HEMAIS; BIASI-RODRIGUES, 2005).
O estudo dos gêneros em contextos profissionais tem sido, ainda, uma área caren-te. Em geral os estudos neste campo têm se restringido ao contexto profissional da academia. Em relação aos gêneros jornalísticos, por exemplo, vê-se que muitos deles ainda carecem de análise e quase inexiste literatura da área jornalística ou de gêneros que esclareçam sua carac-terização (BONINI, 2004a).
Um dos gêneros que pode ser visto como central para se entender o jornal é a chamada de capa, pois ele tem um papel estruturante nesse suporte (cf: BONINI, 2004a). 1 Este gênero provavelmente aparece em todos os jornais, quer de circulação nacional, regional ou local.
QUESTÕES E OBJETIVOS DA PESQUISA
Como já mencionado, o objeto de estudo da presente pesquisa é o gênero chamada de capa, que será analisado a partir da proposta sócio-retórica de Swales (1990).
Pela inexistência de literatura acerca do gênero chamada de capa, quase nada é conhecido sobre sua organização retórica e as relações que se estabelecem entre este gênero e o texto a que ele se refere (ou chama). Pela falta de estudos sobre o gênero em questão, a pre-sente pesquisa se atém a dois aspectos centrais para sua interpretação: a organização retórica (ou estrutura composicional) e a relação funcional que se estabelece entre a chamada e o texto chamado.
Devido a isso, o presente trabalho procura responder às seguintes questões:
a) como se organiza retoricamente o gênero