Estudo de detergentes
1. No que diz respeito ao procedimento A, explique o comportamento das gotas de água e detergente sobre a flanela.
A tensão superficial não permite que a água penetre na fiação da flanela, para isso, é preciso da adição do detergente, pois a tensão da água aumenta quando ele está presente na água, e a flanela não tem mais tensão suficiente para evitar que as gotas penetrem nas fibras.
2. No que diz respeito ao procedimento B, explique o comportamento da partícula sólida antes e após a adição de detergente.
A tensão superficial da água acrescida do detergente causa a precipitação do sólido, pois a tensão da água foi reduzida e o carvão foi mais pesado que a tensão da água suporta.
3. Explique o que é emulsão e comente sobre o papel do detergente para evitar a coagulação do óleo.
É quando numa dispersão coloidal, a parte dispersa e a parte dispersante são líquidas. O detergente evita a coagulação do óleo estabilizando ele separado da água, mas dificultando a visibilidade dessa substância como bifásica.
4. Indique a coloração de cada solução de detergente utilizada após a adição dos indicadores, explicando se, se trata de uma solução ácida, básica ou neutra.
O reagente mostrou que o detergente é fracamente alcalino, com PH próximo de 7. Ficando amarelado, isso aconteceu nos dois casos.
5. Por que um detergente lava roupas deve ser fracamente alcalino?
Para ser mais eficiente na limpeza, o detergente deve ser alcalino, mas, se for um alcalino mais forte, ele agride a pele.