O futuro roubado
O filme relata problemas na fertilidade masculina causados pela ingestão de substâncias estrogênicas. Mostra também, contaminantes como os pesticidas da classe organoclorados (DDT), antioxidantes, detergentes e componentes de embalagens plásticas causam sérios problemas ambientais e de saúde na população.
Os estudos científicos e testes em laboratório registrados no filme provam que substâncias chamadas estrogênicas, que imitam o efeito do estrógeno (hormônio feminino) no organismo humano, afetam a reprodução e a saúde de animais e seres humanos, causando problemas de infertilidade, má formação no aparelho reprodutivo e até mesmo câncer.
Pesticidas como o DDT, alguns antioxidantes, detergentes e as embalagens plásticas possuem substâncias estrogênicas. Os estrogênios contaminam alimentos acondicionados nestas embalagens ou em latas com revestimento interno plástico, sendo que de cada 10 latas sete apresentaram contaminação e todos os alimentos embalados em plástico testados estavam contaminados.
Nos seres humanos, do sexo masculino, as substâncias estrogênicas como o bisfenol A (presente nos plásticos e também em resinas e selantes utilizados em tratamentos odontológicos) e os ftalatos (presentes nas embalagens plásticas) afetam os testículos, diminuindo seu tamanho e a produção de espermatozóides, já no sexo feminino, cresce o risco de desenvolvimento de câncer de mama. Testes em animais revelaram mudanças como a feminilização de peixes com o desenvolvimento de órgão sexual oposto ao sexo do animal e o hermafroditismo.
Porém a sociedade moderna se apóia no uso de produtos químicos, consumindo cada vez mais produtos com plásticos, apesar do risco oferecido para sua própria existência.
O futuro roubado
O filme relata problemas na fertilidade masculina causados pela ingestão de substâncias estrogênicas. Mostra também, contaminantes como os pesticidas da classe organoclorados (DDT), antioxidantes, detergentes e componentes de embalagens