Resenha
Acadêmico: Jadson Santos Pereira RA: 1109481
FILME: SONHOS ROUBADOS
Inspirado no livro As Meninas da Esquina – Diários dos Sonhos, Dores e Aventuras de Seis Adolescentes do Brasil, de Eliane Trindade, o filme retoma um assunto já explorado por Werneck em seu documentário Meninas, de 2006: o difícil cotidiano das jovens de comunidades carentes.
É um filme brasileiro que retrata a vida nas favelas de nosso país, assim como Cidade de Deus, Tropa de Elite e Cidade dos Homens. Sonhos Roubados foi produzido pela mesma diretora de ‘Cazuza’ e fala sobre o ponto de vista das mulheres da vida nas favelas.
O filme conta a história de três adolescentes, moradoras de um bairro pobre da periferia do Rio de Janeiro, menores de 18 anos, que se prostituem para sobreviver e satisfazer desejos fúteis de vaidade. Em meio deste quadro de uma vida incerta e total falta de horizontes, elas teimam em amar, se divertir e sonhar com um futuro melhor.
As três amigas inseparáveis de colégio encontram na prostituição uma maneira de complementar o orçamento doméstico ou alcançar seus sonhos de consumo. A mais "esperta", Jéssica (Nanda Costa), se vira como pode para cuidar do avô Horácio (Nelson Xavier) e sua filha Britney. Já Daiane (Amanda Diniz) vive em busca do afeto de seu pai ausente, Seu Germano (Ângelo Antônio). Pra completar, Sabrina (Kika Farias), carente de afeto e atrás de um futuro melhor, se apaixona por um traficante da comunidade.
Sonhos Roubados é bastante sensível em sua abordagem, e as protagonistas dividem seu tempo entre problemas adultos precoces e a vontade de ser menina.
O filme envolve gravidez na adolescência, prostituição, pedofilia, violência doméstica e a convivência com traficantes. É uma obra que mostra a visão feminina, pois as meninas serão as mães da geração futura, assim elas têm um enorme poder em suas mãos.
Concluindo, o drama