Resenha mediação organizacional
Anderson Acyr Chagas Alves
Resenha sobre o texto de Flavia Beleza: MEDIAÇÃO ORGANIZACIONAL
Transformando conflitos no ambiente de trabalho.
No Brasil, além da competitividade, o desemprego e a precarização do trabalho, trazem insegurança aos empregados e estimulam ações inescrupulosas e antiéticas entre os seus pares. Por outro lado, esse quadro também contribui para a reprodução de gestões autoritárias e arbitrarias.
No ambiente de trabalho, assim como nos demais espaços de convivência, as situações conflituosas tem-se tornado mais frequentes e nocivas.
Conflito é um fenômeno próprio das relações humanas. Eles acontecem por causa de posições divergentes em relação a algum comportamento, necessidade ou interesse comum. As incompreensões, as insatisfações de interesses ou necessidades costumam gerar conflitos.
A autora nos lembra que; A mediação organizacional surge como instrumento de ampliação dos canais de comunicação, criando e mantendo um meio ambiente de trabalho dinâmico, sadio e harmonioso.
Quando se direciona o conflito de forma produtiva, obtém-se muitos benefícios, como: estímulo as mudanças estratégicas e estruturais, fortalecer as pessoas e melhorar as relações sociais na organização.
No ambiente profissional, o bem estar entre as pessoas depende da implantação de programas voltados para a qualidade de vida, que implica na construção de um ambiente que favoreça as relações humanas, a confiança, o respeito, a tolerância, a cooperação, a criatividade e o esforço coletivo.
A mediação promove a conscientização das partes envolvidas, levando-os a reflexão da origem do conflito, prevenindo que os mesmos afetem o rendimento do