Resenha
Márcio Rafael da Silva
CONTABILIDADE DE CUSTOS
A contabilidade de custos surgiu junto com a revolução industrial, como tentativa de se elaborar um inventário disponível em um determinado período operacional, onde procurava-se identificar o valor dos produtos fabricados e vendidos. Naquela época as empresas apresentavam processos de produção muito parecidos com os processos artesanais, e tinham, portanto, sua matriz de custos, basicamente com matérias primas e mão-de-obra, que eram sem duvida os mais relevantes.
Com o incremento do processo produtivo, ocorreu então o aumento da concorrência entre empresas, e surgiu a necessidade de melhorar os mecanismos de planejamento e controle de cada empresa. A partir daí, as informações de custos, seriam um grande subsídio para o controle e planejamento empresarial. Diante de tantas informações, a contabilidade de custos tornou-se um grande sistema de informações gerenciais.
A Contabilidade de Custos como sistema de informação, disponibiliza dados, e informações necessárias para que se efetue a mediação do desempenho organizacional, seja ele de curto ou de logo prazo, e isso ocorre em função da sua ligação direta com as funções de planejamento, orçamento e controle.
A contabilidade de custos pode se definir nas seguintes classificações:
- Inventariar os produtos fabricados e vendidos
- Planejar e controlar as atividades empresariais
- Servir como instrumento para tomada de decisão
É necessário definir e citar alguns conceitos e classificações, para fins de entendimento da resenha:
• Custos: é o valor de bens e serviços consumidos na produção de outros bens ou serviços.
• Despesas: é o valor dos bens ou serviços não relacionados diretamente com a produção de outros bens ou serviços consumidos em um determinado período. • Gastos: é o valor dos bens ou serviços adquiridos. • Desembolso: é o pagamento resultante das aquisições dos bens e