Relatorio experimento 4 estudo de detergentes
1. No que diz respeito ao procedimento A, explique o comportamento das gotas de água e detergente sobre a flanela
A gota de água, por conta de sua tensão superficial, tem dificuldade em penetrar nos tecidos da flanela. Ao se adicionar o detergente, que possui propriedade tensoativa, sua tensão é reduzida, fazendo com que a água penetre no tecido da flanela.
2. No que diz respeito ao procedimento B, explique o comportamento da partícula sólida antes e após a adição de detergente.
Antes da aplicação do detergente, a partícula sólida (carvão) estava flutuando na superfície da água. Após a adição de detergente, pode-se observar que a partícula sólida se precipita, o que pode ser explicado novamente pela propriedade tensoativa/surfactante do detergente, que reduz a tensão superficial da água a um ponto em que ela não suporta o peso do carvão.
3. No que diz respeito ao procedimento C, compare o comportamento das gotas de óleo e explique.
Ao se adicionar a gota de óleo na água, percebe-se que as duas substâncias não se misturam, uma vez que a primeira é apolar e a segunda, polar. Já ao se adicionar a gota de óleo na solução de detergente, nota-se a formação de uma micela, que possui uma forma de esfera. Isso ocorre por conta da propriedade anfifílica do detergente, que possui uma parte polar e apolar, sendo que sua parte apolar interage com o óleo, na parte interna da micela, enquanto sua parte polar interage com a água.
4. Explique o que é emulsão e comente sobre o papel do detergente para evitar a coagulação do óleo.
Emulsão é um tipo de dispersão coloidal em que tanto a substância dispersa quanto o dispergente são líquidos. Quando ocorre o contato do óleo com o detergente, as extremidades apolares dele se voltam para o centro da micela, englobando o óleo enquanto a parte polar das moléculas fica voltada para o exterior.
5. Descreva e explique o efeito do detergente sobre a sedimentação das partículas.
O detergente