Relatório Física
ENGENHARIA CIVIL-2014
BEATRIZ MARQUES
JANDIR
EMPUXO
SÃO JOSÉ (SC), setembro de 2014.
EMPUXO
Relatório sobre empuxo do curso de Engenharia Civil – São José, como requisito à obtenção de nota na disciplina de Física Experimental II.
SÃO JOSÉ (SC), setembro de 2014
SUMÁRIO
1. OBJETIVO 4
Procedimentos experimentais para medir o peso real e aparente de dois objetos distintos, calcular o volume e empuxo para posteriormente realizar o cálculo da densidade. Serão utilizados dois líquidos de diferentes densidades. 4
Estimar o valor da densidade, margem de erro comparada aos valores adotados como padrão. 4
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA 4
3. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 5
4. RESULTADOS OBTIDOS 6
Fonte: experimento acadêmico. 8
6. CONCLUSÃO 10
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1. OBJETIVO
Procedimentos experimentais para medir o peso real e aparente de dois objetos distintos, calcular o volume e empuxo para posteriormente realizar o cálculo da densidade. Serão utilizados dois líquidos de diferentes densidades.
Estimar o valor da densidade, margem de erro comparada aos valores adotados como padrão.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Ao entrarmos em uma piscina, nos sentimos mais leves do que quando estamos fora dela. Isto acontece devido a uma força vertical para cima exercida pela água a qual chamamos Empuxo. O Empuxo representa a força resultante exercida pelo fluido sobre um corpo. Como tem sentido oposto à força Peso, causa o efeito de leveza no caso da piscina. A unidade de medida do Empuxo no SI é o Newton (N).
A teoria para obtenção da força de empuxo está diretamente relacionada ao Princípio de Arquimedes que diz:
“Todo corpo imerso, total ou parcialmente, num fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ação de uma força vertical, com