Relatório de Quimica Experimental 4 UnB
Estudo de Detergentes
Efeitos do detergente sobre a tensão superficial da água
1- No que diz respeito ao procedimento A, explique o comportamento das gotas de água e detergente sobre a flanela.
A água, devido a sua tensão superficial elevada, não atravessa a flanela. O detergente atravessa a flanela, devido a propriedade surfactante, ou seja, a capacidade de diminuir a tensão superficial da água.
2- No que diz respeito ao procedimento B, explique o comportamento da partícula sólida antes e após a adição de detergente.
Antes da adição de detergente as partículas sólidas afundaram lentamente, porém, após a adição de detergente as partículas sólidas afundaram rapidamente. Isso acontece porque o detergente diminui a tensão superficial da água.
3- No que diz respeito ao procedimento C, compare o comportamento das gotas de óleo e explique.
O óleo só foi dissolvido no detergente, já na água o óleo não foi dissolvido. Isso acontece por causa do comportamento apolar do óleo e do detergente, em contrapartida a água, por ser polar, não faz interações moleculares com o óleo.
Emulsificação de Óleos
4- Explique o que é emulsão e comente sobre o papel do detergente para evitar a coagulação do óleo.
Emulsão é uma dispersão coloidal que contém agregados esféricos de moléculas chamados micelas. Quando ocorre o contato do oleo com o tensoativo, as extremidades apolares do surfactante se voltam para o centro da micela, englobando o óleo, enquanto a parte polar das moléculas fica voltada para o exterior da micela, em contato direto com o ambiente polar do solvente.
Suspensão de partículas sólidas
5- Descreva e explique o efeito do detergente sobre a sedimentação das partículas.
6- Indique a coloração de cada solução de detergente utilizada após a adição dos indicadores, explicando se a solução é acida, básica ou neutra.
Ace - Rosa - Básico
Minuano - Inalterada - Neutro
Ypê - Inalterada - Neutro
Surf - Rosa - Básico