Quimica
Disciplina: Química Geral Experimental
Professor(a): Juliana Petrocchi
Turma: MM
Relatório Científico.
Autores:
Borges, Ricardo Vieira (13/0036684)
Silva, Thyago Makiyama (13/0038318)
Química Inorgânica
Solubilidade, Precipitação, Preparo de Soluções e Ácidos & Bases em Meio Aquoso.
3.1 - SOLUBILIDADE DE SÓLIDOS EM ÁGUA.
3.2 - REAÇÃO DE PRECIPITAÇÃO.
3.4 - IDENTIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS E BÁSICAS.
Resumo:
Neste experimento foram tratados os princípios de solubilidade, a formação de precipitação, a identificação de substancias ácidas e básicas utilizando indicadores ácido-base em meio aquoso (fenolftaleína (1,0 g L-1 em etanol) e vermelho de metila (2,0 g L-1 em etanol/água)) e a relação do caráter ácido ou básico das soluções aquosas com a constituição molecular.
Introdução:
Uma das propriedades mais importantes da água é a capacidade de dissolução em grande variedade de substâncias. A água contém invariavelmente vasto número de substâncias dissolvidas. As soluções nas quais a água é o solvente são chamadas soluções aquosas. Três tipos principais de processos ocorrem em solução aquosa: reações de precipitação, reações ácido-base e reações de oxirredução. (APOSTILA QUÍMICA EXPERIMENTAL, 1° Semestre 2013, UnB – FGA).
As palavras solvente e soluto são bastante necessárias para entender o que significa solubilidade. Em geral, refere-se à substancia presente em maior proporção em uma solução como solvente, sendo todas as demais substancias da solução considerada soluto. Todavia, em uma substancia aquosa, quase sempre se considera a água como solvente, mesmo em menor quantidade. (BRADY, E. James e HUMISTON, E. Gerard. Química Geral, volume 1, 2° edição). A solubilidade do soluto é tomada como a quantidade necessária para formar uma solução saturada numa dada quantidade de solvente. (BRADY, E. James e HUMISTON, E. Gerard. Química Geral, volume 1, 2° edição). Sendo que uma solução satura é definida como uma solução que