polias
Uma roldana / polia.
Uma roldana (também chamada de polia no Brasil) é uma peça mecânica muito comum a diversas máquinas, utilizada para transferir força e movimento. Uma polia é constituída por uma roda de material rígido, normalmente metal, mas outrora comum em madeira, lisa ou sulcada em sua periferia. Acionada por uma correia, corda ou corrente metálica a polia gira em um eixo, transferindo movimento e energia a outro objeto. Quando associada a outra polia de diâmetro igual ou não, a polia realiza trabalho equivalente ao de uma engrenagem.
Índice
[esconder]
• 1 Funcionamento
• 2 Relações de força
• 3 Diferentes tipos de polias
• 4 Ver também
[editar] Funcionamento
Uma polia presa a um suporte mantém dois corpos A e B suspensos e unidos por um fio inextensível (não muda de tamanho) e massa desprezível. Após liberarmos o sistema do repouso, pode-se deduzir alguns resultados. Considerando que o corpo A tem uma massa mA > mB (massa de B), o movimento do corpo A será para baixo. (mesmo sentido da referência adotada).
Alavancas e outras máquinas
Dê-me um lugar para me firmar e um ponto de apoio para minha alavanca que eu deslocarei a Terra. (Arquimedes, cientista grego)
Quais são as máquinas simples?
Quando você ouve a palavra máquina provàlvelmente pensa em mecanismos complicados como máquinas de escrever, de costurar ou de tecer.
Tais máquinas complexas são combinações de seis tipos de máquinas simples: a roldana, a alavanca, o plano inclinado, a rodo e eixo, o parafuso e a cunha.
Que é uma alavanca?
Alavanca é uma barra que pode girar em tôrno de um ponto de apoio. Quando você usa um pedaço de pau para deslocar uma pedra ,um quebra-nozes para abrir castanhas ou uma pinça de confeitaria para pegar um doce você está usando uma alavanca.
As alavancas podem ser divididas em três classes.
Nas alavancas da primeira classe (alavancas interfixas), o ponto de apoio está entre o ponto de aplicação da fôrça de ação e o da fôrça de resistência