polias
Prof ª MSc Kelly
Faêda
Polias
• Uma polia é um mecanismo de rolamento associado a um eixo e um sistema de fixação por onde passa uma corda ou um cabo.
Exemplos da utilização de polias
• Há dois tipos de polia: fixa e móvel. Ambas funcionam como uma alavanca interfixa: uma extremidade da corda é presa à carga a ser deslocada, sendo essa a extremidade onde atua a força resistente; a outra extremidade é usada para puxar a corda e deslocar a carga, sendo esta a extremidade onde atua a força potente. No meio, a polia funciona como ponto de apoio.
Polia Fixa
• Na polia fixa, o eixo de rotação é fixo em um suporte, como o teto, a parede de determinado local ou um guindaste
Polia Móvel
• Num sistema com duas ou mais polias, polia móvel é aquela conectada ao cabo e a nenhum suporte fixo, podendo se mover à medida que há movimento do cabo. A principal característica da polia móvel é sua capacidade para realizar a força resistente no gancho e a força potente por meio de dois pontos distintos, um de cada lado da roldana, como mostra o quadro a seguir.
Exemplo
• Em cada uma das polias representadas abaixo, fazer o que se pede.
a) Desenhar o vetor que representa a força potente e o vetor que representa a força resistente.
b) Calcular o valor da força potente.
Exemplo 2
Calcule a força trativa T no cabo que sustenta a massa de 500 kg, com o arranjo de polias mostrado. Cada polia pode girar livremente em torno de seu mancal e os pesos de todas as peças são pequenos em comparação com a carga. Ache o módulo da força total no mancal da polia C .
Exercício 1
• Esquematize no caderno cada uma das polias a seguir e, para cada caso, faça o que se pede. a) Desenhe o vetor que representa a força potente.
b) Desenhe o vetor que representa a força resistente.
c) Calcule o valor da força resistente. d) Calcule o valor da força potente. Exercício 2
• Na figura a seguir, a massa 1 é igual a 10 kg e a massa 2