Relatório
FCE – Faculdade de Ceilândia – UnB
Química Orgânica Aplicada à Farmácia
Turma: “A”
Professor: Diego
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE QUÍMICA ORGÂNICA:
Determinação do ponto de fusão da acetanilida, ácido benzoico e da mistura desses compostos.
DAVID DE OLIVEIRA SOUSA 12/0175053
DENISE SILVEIRA LEMES 12/0175088
JULIANA HOCSIS BRAGA 12/0175959
MIRELLA GIOVANA DE OLIVEIRA DA SILVA 12/0172071
14 de Junho de 2013
Distrito Federal
INTRODUÇÃO:
Ponto de fusão é a temperatura na qual uma determinada substância passa do seu estado sólido para o liquido (durante aquecimento) ou liquido para o sólido, solidificação (durante resfriamento) a uma determinada pressão.
O processo de mudança de estado físico está associado às alterações nas ligações químicas intermoleculares. A temperatura de fusão também pode ser definida como a temperatura em que o sólido funde quando a pressão é de 1 atm. Esta temperatura em uma determinada substância orgânica pura é bem definida, porém é importante informar que a temperatura de fusão não é um parâmetro suficiente para caracterizar uma substância, uma vez que podem existir substâncias diferentes com o mesmo ponto de fusão, sendo necessárias outras análises para caracterizar essas substâncias. Geralmente a temperatura de fusão está relacionada com a pureza da substância sólida e uma variação de ± 0,5ºC na temperatura de fusão em relação ao valor aceito na literatura indica que se trata de uma substância pura. Dessa maneira seu estudo é de extrema importância e de muita utilidade na Química Orgânica, uma vez que a partir dele é possível avaliar a pureza de compostos cristalinos e identificá – los.
Nesta prática vamos realizar a verificação e comparação, segundo a literatura, do ponto de fusão (PF) do ácido benzóico, da acetanilida e da mistura entre eles. O ácido benzóico é um composto orgânico aromático pertencente ao grupo funcional –COOH e está classificado na família dos ácidos