primeira guerra mundial
As tensões Europeias do Século XX e a Primeira Guerra Mundial
No início do século XX, a Europa vive um período de imperialismo e uma corrida armamentista intensa regido por sentimentos nacionalistas que dificultavam o relacionamento entre seus países. Enquanto a Alemanha e Itália se fortalecem, o império Austro-Húngaro e a Sérvia pioram sua convivência e as outras potências Europeias entram em um acordo para que possam colonizar as terras asiáticas e africanas sem conflitos. Como consequência do nacionalismo exagerado, da corrida armamentista e do desespero para ser cada vez mais desenvolvida, a Europa se divide em dois blocos: a Tríplice Aliança (formada pela Alemanha, Itália e pelo Império Austro-Húngaro) e a Tríplice Entente (formada pela Rússia, França e Inglaterra). Ou seja, a Europa, além de muito bem armada vivenciavam um período cada vez mais tenso e precisavam apenas de um motivo para começar uma terrível guerra.
Política de Alianças
Os países europeus começaram a fazer alianças políticas e militares desde o final do século XIX. Durante o conflito mundial estas alianças permaneceram. De um lado havia a Tríplice Aliança formada em 1882 por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha ( a Itália passou para a outra aliança em 1915). Do outro lado a Tríplice Entente, formada em 1907, com a participação de França, Rússia e Reino Unido.
O Brasil também participou, enviando para os campos de batalha enfermeiros e medicamentos para ajudar os países da Tríplice Entente.
2 Fala
O revanchismo francês foi um movimento político ocorrido na França com início em 1870, quando o país foi obrigado a ceder a Alsácia-Lorena (região rica em carvão e ferro) ao recém unificado Império Alemão, após a derrota francesa na Guerra Franco-prussiana, conforme previa o Tratado de Frankfurt em 1871. Logo nasceu na França a idéia de vingança, de revanche (o revanchismo francês), com o objetivo de recuperar Alsácia-Lorena e vingar a derrota na