Estudo de Caso Submarino
O produto dominante, de acordo com a quantidade vendida, é o CD e, em relação ao faturamento, são os eletrônicos. As vendas dos produtos dominantes representam 30% do faturamento da empresa. Em relação à constituição do capital, 58% pertence ao grupo GP, Th lee putnum, Europa web e General Electric Capital. O restante está bastante pulverizado, com cada investidor possuindo uma média de 1% a 1,5% do capital do Submarino.
Estoque
O estoque do Submarino possui gôndolas que são divididas em livros, CD’s, VHS e área de produtos atômicos. Produtos atômicos são produtos que possuem alta rotatividade e por isso, a entrega deles é feita em 24 horas.
Para facilitar o processo de picking (coleta), o Submarino associa as partes integrantes da gôndola a um edifício, da seguinte forma ( figura 1).
1- Cada coluna da gôndola representa um “prédio”;
2- Cada bloco da gôndola é nomeado como um “apartamento”;
3-Os apartamentos ficam situados em andares. Cada andar representa em que altura da gôndola o produto se encontra.
4- Os espaços localizados entre duas gôndolas são denominados de “ruas”. Logo, para localizar os produtos de um pedido é necessário saber a “rua”, o “prédio”, o “andar” e o “apartamento” em que está localizado.
A posição dos produtos nas gôndolas ocorre em ordem decrescente de vendas, ou seja, dos produtos que vendem mais, que no caso são os produtos atômicos e os CD’s; para os que vendem menos.
Com relação aos produtos que estão estocados, eles respondem a 90% dos pedidos processados pelo Submarino. Em média, os produtos “top de linha” (classeAA), ou seja, produtos que possuem um alto giro, ficam em média no estoque por no máximo 30 dias; já os produtos de classe A, que não possuem um giro tão alto,