VESTUÁRIOS DE ÉPOCA
VESTUÁRIO NA IDADE MÉDIA
Alunos
Professor Paulo
Porto Alegre, 29 de Agosto de 2014
O vestuário na Idade Média
No início as roupas eram feiras em casa, as famílias que criavam ovelhas e cultivavam o linho, e quando as cidades começaram a crescer, surgiram lojas especializadas, dirigidas por tecelões, alfaiates, remendões e outros artesões que faziam roupas.
Características das vestimentas
Surgiram graças à influência das cruzadas, e eram poucas as pessoas podiam se dar ao luxo de se vestirem com “elegância” no século XI as classes baixas usavam
* Greguescos (calções largos)
* Saios (espécie de vestido sem botões que chegava ao joelho)
* Capas com capus
Já as classes altas usavam túnicas até ao pescoço e apertadas na cintura * Gloneles (espécie de vestido com mangas largas)
* Xailes que cobriam e protegiam as costas
* Bozerguins (espécie de botas)
Por norma os homens utilizavam o cabelo encaracolado e a barba curta, as mulheres usavam vestidos justos ao corpo, com pequenos decotes e ornamentados com jóias em ouro na cintura. Os penteados eram feitos geralmente de risco ao meio e algumas mulheres utilizavam tranças. Todas as roupas eram feitas à mão, com algodão, peles ou couro, por artesãos.
Clero
O Clero usava vestidos escuros e compridos de lã, com capas igualmente escuras e compridas, alguns andavam descalços, outros calçados com sapatos de couro e possuíam terços e adereços da sua religião.
Cada Clero, se vestida de acordo com a sua condição financeira.
Segue o exemplo:
Nobreza
As rainhas tinham regra geral, armários atulhados de magníficos vestidos, muitos deles bordados a ouro e pedras preciosas. Os reis também se vestiam luxuosamente, pois a riqueza dos trajes era uma das formas utilizadas pelos monarcas para cultivarem a obediência dos seus súbditos. Em geral as mulheres usavam o cabelo coberto. Os homens podiam exibir as suas pernas, com meias e casacos curtos.
Segue o