Reprodução humana
Biologia 12º Ano
Relatório Científico
Observação em Moc. de um testículo e um ovário
Lisboa, 11/10/2014, 17/10/2014
Índice 1. Introdução
2. Fundamento Teórico
3. Procedimento Experimental
4. Discussão / Interpretação dos Resultados
5. Conclusão
6. Bibliografia
7. Anexos
1. INTRODUÇÃO
Da fecundação até a maturidade, tanto o homem como a mulher, o desenvolvimento sexual é muito complexo, a consequência é a produção de células reprodutoras que vão transmitir os genes para a próxima geração. Cada um produz uma quantidade enorme de células reprodutoras, milhões de células que a mulher possui, apenas algumas vão ser fecundadas, o resto degenera. Já nos homens, as células são formadas continuamente após a puberdade e a cada ejaculação liberta aproximadamente milhões delas. Contudo com estudo da aula prática da observação ao M.O.C. de um testículo e um ovário, para compreender a formação, o que constitui cada um.
2. FUNDAMENTO TEÓRICO
A espécie humana é caracterizada pela distinção de indivíduos do sexo masculino e do sexo feminino. E para que essa espécie se perpetue é necessário ocorrer processos de reprodução, sexuada, pois é necessário a fusão gâmetas do sexo masculino com gâmetas do sexo feminino para originar um novo ser. Os ovários e os testículos são gónadas, órgãos do aparelho reprodutor, onde produzem os gâmetas, os ovários encontram-se na cavidade abdominal, enquanto os testículos encontram-se na extremidade do abdómen, no exterior do corpo.
A célula produzida pelos ovários é o oócito II, esta gâmeta resulta da evolução de folículos ováricos e da oogénese, que ocorrem simultaneamente e que