APS - Estrutura
A organização é responsável por permitir o alcance dos objetivos complexos, criando maneiras e meios para superação dos limites individuais.
Para isto é preciso administrar racionalmente cada detalhe utilizando-se das quatro funções administrativas: Planejamento, organização, direção e controle.
6.1.1 Organização
Quando falamos de organização devemos entender que existem dois sentidos que estão inter-relacionados.
Temos a organização como entidade social, que nada mais é c um grupo de pessoas que traçam os objetivos e atuam em conjunto para que seja alcançado de forma eficaz e eficiente e organização com função administrativa que traça as forças de trabalho, recursos e autoridade.
Daremos foco na organização como função administrativa, onde ajuda tocar o planejamento estratégico traçado, de forma a organizar os recursos materiais necessários para tal, delegando junto ao conjunto, tarefas aos membros permitindo o alcance dos objetivos com eficiência.
6.1.2 O Processo de Organização
Organizar é um processo de tomadas de decisões e para isto temos que dividir entregar e coordenar todos os recursos e atividades para que sejam alcançadas as metas, onde no final teremos a estrutura organizacional.
Na divisão trabalhamos com a razão e não ao acaso, separando assim qual o papel de cada membro da organização, para que o objetivo seja alcançado individualmente. Essa divisão é feita com base na especialização vertical e horizontal, na hierarquia, nas disposições de autoridades e nas responsabilidades quando falamos na vertical e na horizontal nas disposições dos departamentos.
A integração é uma vertente da divisão de trabalho, é nela que procuramos a sinergia no individuo para criação de unidades ou departamentos. Refere-se à junção dos trabalhos designados na divisão, para facilitação da coordenação. No momento de integração os membros das organizações são apresentados às responsabilidades e aos recursos disponíveis para o