Aps estrutura
Origem: a administração cientifica é um modelo de administração criado por Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e inicio do século XX e que se baseia o chão de fabrica da empresa para um melhor aproveitamento do tempo. Taylor, que criou a chamada Escola da Administração Cientifica da indústria por meio, inicialmente, da racionalização do trabalho operário.
Princípios: Taylor apresenta em seus estudos os princípios fundamentais da administração cientifica:
• Principio de planejamento – Substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos.
• Principio de preparo dos trabalhadores – Selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepara-los e treina-los para produzir mais e melhor, para que atinjam a meta estabelecida.
• Principio de controle - Controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.
• Principio de execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.
Teoria Clássica
Origem: Jules Henri Fayol foi o fundador da teoria clássica. Essa teoria se identifica com a empresa, pois foi adotada a divisão de trabalho, a organização das coisas, a remuneração que faz com que o funcionário esteja satisfeito em seu trabalho e a disciplina.
Princípios:
I. Divisão do trabalho: especialização das tarefas e das pessoas – maior eficiência.
II. Autoridade e responsabilidade: direito de dar ordens e ser obedecido ( autoridade) versus a obrigação de obedecer (responsabilidade).
III. Disciplina: Obediência, aplicação, energia, comportamento, respeito.
IV. Unidade de comando: Autoridade única.
V. Unidade de Direção: uma cabeça e um plano para cada grupo com mesmo objetivo.
VI. Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais.
VII.