Piaget
Compreender a Teoria Interacionista de Jean Piaget e sua influência na
Educação
Jean Piaget foi um dos mais importantes teóricos do desenvolvimento humano. Formado em
Biologia e Filosofia, dedicou-se a vida toda a explicar a forma pela qual o homem constrói o conhecimento. Ele acreditava que muitas das respostas para esse questionamento poderiam ser encontradas no estudo do pensamento das crianças, pois elas são os seres que mais evidentemente constroem o conhecimento.
Ao observar e pesquisar as crianças, Piaget concluiu que elas possuem uma lógica de funcionamento mental que difere, qualitativamente, da lógica do funcionamento mental do adulto.
Assim, ele se propôs a investigar como, através de quais mecanismos a lógica infantil se transforma na lógica adulta.
A infância é considerada um período particular do processo do pensamento, que só se completa na idade adulta. É importante, então, não confundir as contribuições dadas por Piaget à compreensão do desenvolvimento cognitivo da criança como uma “psicologia da criança”. Ele não se dedicou a estudar o pensamento infantil motivado por um interesse pela infância em si e também não elaborou sua psicologia genética movido pelo interesse por questões propriamente psicológicas. O centro de seu trabalho e de todos os seus estudos é o desenvolvimento do conhecimento. (FONTANA; CRUZ, 1998,
p.45).
Por ser formado em Ciências Naturais, Piaget buscou compreender o conhecimento com base na biologia. De acordo com sua concepção, conhecer é organizar, estruturar e explicar a realidade a partir daquilo que se vivencia nas experiências com os objetos do conhecimento. Entretanto, experiência não é a mesma coisa que conhecimento. Este pressupõe a organização da experiência num sistema de relações.
Conceitos importantes para Piaget
Ao elaborar sua obra, Piaget cunhou um grande número de conceitos centrais que serão esclarecidos a seguir: