aps - estruturas organizacionais
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO-ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
APS-ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SANTOS
2013
Nome do(s) Autor (es) :
ANTONIO CARLOS ALVES FONTELES
MIRELLI CRISTINA DE LIMA
PAULA GIMENA RODRIGUES LOPES
STEFANI SANTANA DA SILVA
VERÔNICA CHAGAS DE ARAÚJO
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO DE UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE NO SETOR DE EXPORTAÇÃO
Atividades Práticas Supervisionadas - trabalho apresentado com exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 3º Semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dor MS. Pedro Mahfuz Junior.
SANTOS
2013
Sumário
INTRODUÇÃO
A organização é uma das etapas do processo administrativo. É o passo seguinte após a formulação da estratégia, pois primeiro pensa-se qual objetivo será almejado pela empresa, e só então se busca agrupar recursos e distribuir tarefas com o objetivo de alcançar as metas traçadas inicialmente.
Basicamente o processo organizacional tratará de como tornar possível e realizável, os planos elaborados na estratégia. Organização, não deixa de ser, uma reunião de forças conjuntas para superar as limitações que o indivíduo teria se desejasse realizar algo sozinho.
Porém este conceito, de organização, está próximo da organização no sentido de entidade social. Para ser reconhecida como uma das funções da administração, a organização deve obedecer a um critério de agrupamento dos recursos, que no caso seria o processo organizacional, caracterizado por três conceitos básicos: divisão do trabalho, pressuposto essencial da existência das organizações; integração, uma consequência direta da divisão do trabalho que consiste em agrupar as atividades comuns entre si, caracterizando assim, uma departamentalização; e por último coordenação, que corresponde á utilização de mecanismos para facilitar a comunicação entre os