A influência da revolução francesa no vestuário do século xix
Apresentação: O presente trabalho tem por finalidade apresentar o projeto de pesquisa selecionado entre o período de 1789 a 1815 na Europa, especialmente na Franca, para a disciplina História da Indumentária II. Cumpre esclarecer que se trata de uma pesquisa multidisciplinar em que participam as seguintes matérias: Desenho de modelo vivo, metodologia e história da Indumentária II.
Objetivo: O trabalho vem com a função de destacar as mudanças ocorridas no vestuário europeu durante o início do século XIX. Foi definido como foco da pesquisa a influencia que a Revolução Francesa teve em tais mudanças. As alterações ocorridas nos aspectos morais e na conduta da sociedade também entram como itens abordados na pesquisa, a fim de esclarecer o proposito de tal evolução e o cenário na época.
Justificativa: O tema abordado é relevante pelo caráter inédito existente entre a moda e a ideologia revolucionaria Francesa, não só pelas mudanças no vestuário, mas pela ideologia contida em si. Em nenhum momento na historia as distintas camadas da sociedade vestiram-se da mesma maneira, para cada classe e ocupação havia um vestuário com normas determinadas. A revolução conseguiu que o luxo fosse de certa maneira ignorado e que todos se igualassem perante a moda e suas opiniões.
Problematização: Esse tema deve ser exposto, pois rompeu com a ostentação característica da corte Francesa que ditava as regras do vestuário. A Revolução Francesa, ocorrida do final do século XVIII até o início do século seguinte, além de ter causado diversas mudanças nos campos políticos, econômicos e sociais da época, trouxe essas alterações também para o campo da moda. A moda que se vê no início da Revolução e a que se vê no final dela é completamente diferente, mudando ao longo dos anos junto com o país, devido além do contexto social, também do econômico. Como se deu todo esse processo? Porque o vestuário também esta envolvido nesse