Trabalho sociologia
Aluno: Adair Rosa Farias Neto
Professor: Gilson
Serie: 1° ano A
Disciplina: Sociologia
Jataí,15 de agosto de 2011
Introdução
A história da tecnologia é a história das ferramentas e das técnicas úteis para fazer coisas práticas. Relaciona-se intimamente com a história da ciência, que inclui a maneira como os seres humanos adquiriram o conhecimento básico necessário para construir coisas úteis.
No século XIX houve um grande florescimento da ciência. Todas as áreas do conhecimento registraram avanços e a ciência passou para o domínio publico, tornou-se mais popular.
Tecnologia no século XIX
Os esforços científicos, especialmente nos tempos modernos, dependeram em regra de tecnologias específicas que permitiram aos seres humanos sondar a natureza do universo, de forma mais precisa do que a permitida pelos nossos sentidos. Os artefatos tecnológicos são produtos de uma economia, são uma força para o crescimento econômico e constituem uma parte importante da nossa vida cotidiana. As inovações tecnológicas afetam e são afetadas pelas tradições culturais de uma sociedade. Elas são igualmente uma forma de desenvolver e projetar o poderio militar.
Algumas maquinas foram inventadas no século XIX como a locomotiva a vapor que foi inventada por Richard Trevithick que abriu o caminho ao transporte.
No Brasil em 1850, por exemplo, ainda não havia sequer dados confiáveis sobre a população , pois o primeiro recenseamento geral foi feito em 1872. Ate 1960, a maior parte da população vivia no campo (64% em 1950, 55% em 1960).
Na Alemanha ocorreu a modernização conservadora, a transição entre mundo feudal e mundo moderno, assim como o processo d industrialização e unificação nacional, se deu a partir do controle de uma camada aristocrática, os junkers,grandes proprietários territoriais que mantiveram intactas relações de origem feudal no campo. Em 1831,na Inglaterra, foi criada a Associação Britânica para o processo da Ciência, exemplo