Seculo XIX
Alunas:
Amanda Rodrigues; Universidade Federal do Piauí. mandy-cr1@hotmail.com Ana Raísa Moura; Universidade Federal do Piauí. anaraisah@hotmail.com Geovanna Evangelista; Universidade Federal do Piauí. geo_evangelista@hotmail.com Resumo
No século XIX (1800-1900) na Europa, ocorreram importantes acontecimentos históricos, e os principais fatos foram relacionados à arte, a cultura, a economia, e principalmente ao vestuário. A elaboração deste artigo é de cunho bibliográfico, após leituras, análises, compreensão e interpretação do assunto visualizou-se as transformações pelas quais passou a Europa no século XIX. Este século é denominado pelos historiadores, como o século de ouro da burguesia, esta classe social teve uma ascensão marcante no continente europeu servindo assim de modelo para os países que buscavam acompanhar a evolução e as mudanças que o sistema industrial exigia. O destaque maior deste século foi a Revolução Industrial que provocou grandes mudanças na sociedade e na força de trabalho, substituindo o homem pela máquina.
Palavras chave: Século XIX. Burguesia. Indústria. Moda
Introdução
O Século XIX se inicia com transformações oriundas da Revolução Industrial e da Revolução Francesa no fim do Século XVIII e com a queda de Napoleão em 1815. Com o avanço tecnológico, o Século XIX passou de uma economia agrária para uma economia industrial, a qual contribuiu para a construção de fábricas com máquinas a vapor e com o inicio da produção em massa. Com o crescimento das cidades, famílias abandonaram o campo e foram em busca de novas oportunidades, vivendo próximo as fábricas, em casas pequenas, juntas umas às outras e como não existia serviço público suas condições de vida eram precárias. Faltava saneamento básico, água em boas condições para o consumo humano e outros serviços que o poder público hoje já pode oferecer.
Com a expansão do comércio e da indústria, a burguesia aumentou sua riqueza e se tornou o grupo