Trabalho TCA Pronto
Moda e Vestuário Índice
° Apresentação - Página 01
° Tema Pesquisado- Páginas 02 à 06
° Comparação com o contexto atual – Páginas 07 à 13
° Conclusão – Página 14
° Vocabulário e Fonte de Pesquisa Página 15
° Pagina de identificação Página 16
Definição de Moda
A moda é um fenómeno sócio -cultural que expressa os valores da sociedade – hábitos e costumes – numa determinada época.
Surgiu da necessidade que o homem da pré-história tinha de se proteger do frio. Mas a mera necessidade de se cobrir para combater o frio tornou-se num aspecto cultural. Determinou as diferenças entre ordens e mais tarde classes sociais. Cada ordem (e mais tarde classes) tinha o seu modo de vestir característico que a distinguia e estava expresso na lei.
Por outras palavras “a moda transmite aos outros quem somos” mesmo nos dias de hoje
Vestuário e moda. No início do século XIX, o traje feminino foi muito reduzido em termos de quantidade de roupas. Consequência do abandono de anquinhas e espartilhos do final do século XVIII. As mulheres começaram a usar um robe en chemise (vestido de cintura alta, até os pés, de musseline, cambraia ou morim), que veio a ser conhecido posteriormente como vestido Império, conforme a figura 04. Esse foi o estilo usado ao longo de toda a República.
Talvez em nenhuma outra época entre os tempos primitivos e a década de 1920, as mulheres tenham usado tão pouca roupa como no início do século XIX. Todos os trajes pareciam ter sido criados para climas tropicais (...) Esse efeito “clássico”, com ênfase na linha vertical, que pôde ser observado no vestuário, durou somente de 1800 a 1803. Nos três anos seguintes, houve uma influência egípcia. Depois da Guerra de Sucessão espanhola, os adornos espanhóis foram impostos, devido ao grande interesse por tudo que acontecia ou vinha da Espanha.
A natureza, além de influenciar movimento artísticos como o Neoclassicismo,