Estudos de Caso - Etoys e Submarino
Graduação em Administração
Amanda Batista de Araújo – 7MA
ESTUDO DE CASO – eToys.com
1. Sim. Empresas do tipo e-commerce têm seus custos reduzidos, pois não pagam aluguel de lojas físicas, necessitam apenas de um site para alcançar grande número de clientes de qualquer parte do mundo sem necessidade de intermediários (vendedores) para que aconteça a venda.
2. O sistema de informação sobre níveis de estoques era deficiente, o cliente acreditando ter realizado a compra sentia-se frustrado ao ser informado que o produto não existia no estoque. Também, o atendimento ao cliente da empresa demorava a solucionar os problemas causados por falha na logística.
3. Como apresentado no texto, uma empresa com lojas físicas que atua há vários anos no mercado tem maior facilidade de entrar no e-commerce, pois já possui experiência logística, estar na Internet é expandir ainda mais sua atuação. Já uma empresa que está começando a operar puramente pela Internet deve atentar para a qualidade da empresa que vai contratar se terceirizar a logística, ou se decidir ter logística própria, deve planejar seu funcionamento desde o seu plano de negócios inicial.
3. A primeira empresa tem maior nível de escalabilidade, pois não tem custos com despacho de pedidos, transporte e outras atividades logísticas, tudo acontece eletronicamente e automaticamente.
4. Para reduzir os custos com compra e manutenção de veículos e contratação de mão de obra e muitas vezes também por falta de know-how na área.
ESTUDO DE CASO – Submarino.com
1. Por conta da corrupção em firmas, a Officenet adotou a venda por catálogos para que as transações fossem mais impessoais e mais profissionais.
2. Não havia investimento em logística na Argentina, empresas de entrega de bens também não investiam. Podia acontecer de um produto ser entregue numa localidade totalmente diferente da localidade destinada.
3. A Submarino interessou-se em adquirir a Officenet para expandir sua